Festival Gastronômico em Corumbá


Com o tema “carnes pantaneiras”, 30 estabelecimentos locais oferecerão o melhor da culinária regional

Clóvis Neto

 

 


Em sua quinta edição, o Festival Gastronômico – Sabores do Pantanal de 2011 reserva novidades e receitas inéditas em lanchonetes, pizzarias, padarias e restaurantes. O evento reúne o melhor da gastronomia de Corumbá e será realizado entre os dias 10 e 16 de novembro. A atividade faz parte da Semana de Sabor e Arte, quando acontecerá também o II Corumbá em Dança e o XI Concerto de Santa Cecília, estas últimas na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon.

A gastronomia, música e dança estarão em evidência em Corumbá durante os dias de feriado prolongado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro. A intenção é ter opções de lazer para a população corumbaense e também para os visitantes que vão curtir os dias de folga na Cidade Branca. Todas as atrações são organizadas pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Pessoas de vários locais do Brasil estarão na cidade apresentando os seus trabalhos, seja em aulas-show de culinária ou no palco, dançando.

Para o Festival Gastronômico, que nesta edição tem como tema carnes pantaneira, a superintendência de Turismo convidou 30 estabelecimentos comerciais voltados para alimentação fora do lar (restaurantes, lanchonetes, padarias, bares e pizzarias) para apresentarem receitas inéditas utilizando como ingredientes carnes típicas da região, como a bovina, caprina, ovina e suína. Os pratos serão divididos nas categorias pratos executivos, sanduíches, salgados e pizzas e os valores podem variar de R$1,00 a R$25,00. Uma comissão julgadora vai avaliar as receitas participantes. Os melhores receberão um selo do evento e participarão do Festival Gastronômico Sul-Americano 2012, realizado juntamente com o Festival América do Sul.

O Festival Gastronômico deste ano também vai contar com a presença de 14 chefs de renome nacional. Os convidados darão aulas-show sobre drinks molecurares, ervas, especiarias, pimenta e azeite de oliva, receitas com carnes da região e sobremesas. Essas atividades serão gratuitas e abertas ao público, porém com número limitado de participantes. Durante os dias 13 e 16 de novembro também haverá a escolha do prato que vai representar Mato Grosso do Sul no Salão Nacional de Turismo. Pratos de 10 regiões do estado estarão em Corumbá demonstrando a riqueza culinária sul-matogrossense. O evento será uma realização da Fundação de Turismo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na avenida General Rondon, um stand abrigará a Feira da Culinária Pantaneira. No local, estarão sendo comercializadas, comidas típicas da região com o diferencial de que todas serão feitas respeitando a tradição local na hora do preparo das receitas. Todos os funcionários dos restaurantes e estabelecimentos comerciais participantes irão passar por capacitações oferecidas em uma parceria com o Sebrae.

Com programação extensa, a quinta edição do Festival Gastronômico visa aproveitar o potencial gastronômico da região e também proporcionar atrativos para os visitantes. “Buscamos abrir as possibilidades para que exista um intercâmbio entre o setor da gastronomia e a os turistas que vem até a cidade. O Festival foi ampliado para justamente atender a demanda e fomentar o turismo em Corumbá”, observou o superintendente de Turismo , Rodolfo Assef Vieira.

Sabor e Arte

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro será realizado o II Corumbá em Dança, organizado pela Oficina de Dança do Pantanal. Grupos de Dourados, Campo Grande e Coxim, além de dançarinos da região pantaneira, irão apresentar suas coreografias em show gratuito na avenida Generoso Ponce. As atrações começam a partir das 20 horas. No dia 15, a superintendência de Cultura organiza o XI Concerto de Santa Cecília a partir das 20 horas.

Gabriela Winkler – Assessoria de Comunicação Institucion

Sobre Sabores de Mato Grosso